terça-feira, 10 de novembro de 2009

10/11/09 - Sardinha

Olá!!!

É interessante como sempre as pessoas deixam aflorar o lado emocional na hora de avaliar algo que está nítido.

Há pessoas que brigam inclusive com a imagem de uma foto ou algo que está nítido num lance da tevê.

Todo mundo está vendo que a história não é bem aquela. Mas, pra não perder a amizade, a gente faz cara de paisagem pra que a outra pessoa não perca o pique em seus comentários.

Você pega uma discussão entre pessoas de duas religiões. Ambas pregam praticamente a mesma coisa e o mesmo "Deus". No entanto, são capazes de varar a madrugada discutindo ou recitando versículos para "provar" seu ponto de vista.

A gente que está de fora já tem a opinião formada e vê realmente o que está acontecendo ou onde aquilo vai chegar.

No caso de um artista é mais ou menos a mesma coisa. O sujeito é pego fazendo média com traficante, negociando "tênis" no morro, vive rodeado de farinheiros. Aí a polícia pega e os fãs insistem que tudo deve ser alguma conspiração.

O sujeito é flagrado com dinheiro na Bíblia. Os fiéis acham que alguém no aeroporto estava com dinheiro sobrando e resolveu infiltrar o dinheiro na Bíblia pra ferrar com a vida dos religiosos.

Alguns chegam a dizer que Deus fará algo pra que quem prendeu ou viu o dinheiro seja punido no mármore do inferno.

No caso do futebol, pra não passar batido o trio que não se discute (política, religião e futebol), temos essa semana o vilão do momento: Carlos Eugênio Simon.
Este árbitro errou feio contra o Palmeiras.

Já foi o suficiente para palmeirenses fazerem escândalo. Quando Simon expulsou o são paulino Rogério Ceni, muito palmeirense escreveu na internet que o São Paulo estava tendo chiliques demais. Agora é a vez do Palmeiras.

Isso sem contar que é capaz de aparecer alguém pra achar que o Simon está querendo dar o campeonato ao São Paulo ou Flamengo.

Total despropósito ou assinar embaixo que não tem memória. Primeiro que o Simon duas semanas atrás prejudicou muito o São Paulo contra o Santos. Faltou pedir autógrafo ao Pelé.

Segundo que a derrota mais vergonhosa da era Kaká no São Paulo aconteceu em 2001 quando o Simon expulsou de novo o Rogério, com 1 minuto de jogo. E apitou lances esquisitos e só terminou o jogo quando o Vasco fez 7 gols no São Paulo.

Em 2003, Simon chegou a ser interrogado por "operar" o time do Brasiliense na final da Copa do Brasil contra o Corinthians no Morumbi. Cometeu erros absurdos. Seria procurar pêlo em ovo achar que o Corinthians teve alguma coisa a ver com isso. Apenas lucrou com as bobagens que o Simon fez que favoreceram muito o time do Corinthians. Azar do Brasiliense.

Recentemente teve um Botafogo e Atlético Mineiro pela Copa do Brasil que deu o que falar. Até hoje o pessoal dos dois times conta dragões por causa daquela partida.

E olha que assistindo esse jogo eu tinha a impressão que o Simon parecia dopado pois inverteu lances absurdos e não deu pênaltis claros.

No estado dele, Rio Grande do Sul, o pessoal do Grêmio jura que ele torce pelo Internacional. O pessoal do Inter garante ter provas que ele é gremista.

Acho o Simon um baita árbitro. O melhor dos últimos tempos. No entanto, tem errado demais.

Eu aproveito desse fato pra lembrar que as pessoas puxam a sardinha para o seu lado quando querem comentar algumas coisas que envolvem paixão.

Veja o caso do Palmeiras. Sua diretoria não comentou que o time não ganha faz tempo e que o futebol é pífio. O erro do Simon caiu do céu pra diretoria e pra comissão técnica. Não precisaram explicar que Vagner Love, Diego Souza e outros bichos não estão jogando nada.

Veja o caso do São Paulo. É capaz de alguém achar que o time pode ser campeão ajudado pela arbitragem. Falar isso pode ser um tiro no pé. O São Paulo é o time com mais expulsões no campeonato. O único goleiro que tomou gol porque teve que voltar a cobrança foi do São Paulo, contra o Flamengo, um concorrente direto. E o detalhe mais precioso: procure um pênalti marcado a favor do São Paulo neste campeonato.

Acho que todos os times estão sendo prejudicados pela arbitragem. Mas, na hora de comentar, as pessoas puxam a sardinha para o seu lado.

Seja em qualquer campo. O futebol é apenas mais um exemplo. Assim como a política e a religião.

As pessoas enxergam apenas o que está apontando o nariz. Esquecendo-se de que a história pode ser mais profunda e recheada de possibilidades.

É preciso pensar nisso na hora de avaliar alguém ou uma história. Senão, corremos o risco de um julgamento precipitado e principalmente injusto com as pessoas e as situações.

Cuidado com a maneira que está julgando tudo. Nem sempre é o que parece. Principalmente se você colocar a emoção na frente da razão.

Abração.

RICARDO LEITE

FONTE:
http://www.ricardoleitecomvoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário